Visão geral
- Sistema de Franquia
- Sistema de Franquias BFFC
- Desenvolvimento do Projeto do Restaurante
- Marketing e Publicidade
- Envolvimento no Negócio
- Assistência Continuada
Sistema de Franquia
O sistema de franquia é aquele em que o detentor de uma marca (franqueador), mediante regras e diretrizes, autoriza terceiros (franqueados) a distribuir produtos ou serviços relacionados à marca.
No Brasil, o sistema de franquia, com 3.039 redes (2016), movimenta anualmente R$151,2 bilhões (2016) através de mais de 142,6 mil unidades franqueadas (2016).
Vantagens
- Conceito de negócio bem sucedido;
- Marca estabelecida e reconhecida;
- Formação inicial e contínua disponibilizada pelo franqueador;
- Apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção da localidade, de acordo com critérios de área, tráfego e acessibilidades;
- Produtos diferenciados e preços competitivos devido à escala;
- Maior eficiência dos investimentos em marketing;
- Monitoramento do desempenho por equipe especializada;
- Possibilidade de trocar experiências com outros franqueados da rede.
Lei do Franchising
Associação Brasileira de Franchising
Criada em julho de 1987, a Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, atualmente com mil associados divididos entre franqueadores, franqueados e colaboradores, que busca a divulgação, defesa e promoção do desenvolvimento técnico e institucional do sistema de franquias.
Sistema de Franquias BFFC
A BFFC desenvolve, opera, concede franquia e licencia um sistema de restaurantes de fastfood tradicionais e não tradicionais. Unidades tradicionais incluem grandes restaurantes de rua e drive-thru e pequenos restaurantes em shopping centers, aeroportos, postos de gasolina, estádios e faculdades. Unidades não tradicionais incluem lojas de atendimento rápido e quiosques que têm um cardápio mais limitado e operam dentro de lojas de conveniência e onde uma unidade tradicional não seria nem prático nem eficiente.
Cada uma das marcas do sistema BFFC de franquia, tem um Conselho de Franqueados, onde representantes eleitos dos franqueados se reúnem trimestralmente com nossos executivos para discutir os desenvolvimentos atuais e futuros das respectivas marcas, e, através de diversos grupos de trabalho, estudar melhorias em equipamentos, utensílios, produtos, abastecimento, sistema de automação, operações e de gestão.
A BFFC considera extremamente valiosa a comunicação contínua com seus franqueados e representantes e por isso, investe uma quantidade considerável de tempo e recursos para atingir este objetivo, através de extranet, encontros regionais com os franqueados, representantes e organizações de franqueados, bem como uma convenção bi-anual (no caso da marca do Bob’s) e anual (no caso da marca Yoggi).
Taxa de Franquia
Valor pago pelo franqueado ao franqueador para aderir ao sistema de franquia.
Taxa Mensal de Franquia (Royalties)
Valor pago pelo franqueado ao franqueador pela utilização do sistema de franquia.
Taxa Mensal de Publicidade
Contribuição periódica de todas as unidades da rede de franquias para um fundo comum de despesas de publicidade.
Perfil do Candidato a Franqueado
- Idade maior que 25 anos;
- Educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio);
- Experiência profissional em gestão ou supervisão de atividades ou negócios;
- Capacidade financeira para instalar e operar a franquia (investimento e capital de giro);
- Residência próxima ao local da franquia;
- Conhecimento do mercado na área onde deseja a franquia;
- Qualificação de crédito e fiador;
- Aprovação no treinamento da franqueadora;
- Disponibilidade para se envolver diretamente na operação da franquia;
- Pró-atividade, organização, disciplina, respeito às regras e padrões da franqueadora, equilíbrio emocional e resiliência (horários extensivos, 365 dias por ano, equipes entre 20-60 funcionários).
Desenvolvimento do Projeto do Restaurante
O franqueado é responsável pela contratação dos profissionais que desenvolverão o projeto do restaurante de acordo com os padrões técnicos e arquitetônicos definidos pela franqueadora e pelo acompanhamento do projeto do restaurante, além das demais atividades relacionadas à instalação e operação da franquia.
Os profissionais e/ou empresas a serem contratadas deverão ser aprovados pela franqueadora e serão responsáveis, além do projeto arquitetônico, pelos projetos para as instalações elétricas, telefônicas, hidráulica, de esgoto, águas pluviais, gás, soda, ar condicionado, exaustão, ventilação, frigorífico, proteção contra incêndio, som, estrutura e assistência à obra. Todos os projetos e obras deverão ser aprovados pela franqueadora.
Localização da Franquia
A BFFC entende que quanto mais privilegiada a localização da franquia, maiores suas chances de sucesso. Por este motivo, a BFFC mantém uma equipe especializada em estreita colaboração com o franqueado para a escolha do melhor imóvel para a franquia e para a orientação sobre as negociações do contrato de locação.
O franqueado é responsável por apresentar a franqueadora, para aprovação, pontos comerciais em regiões proeminentes e com grande densidade e localizações bem sinalizadas, de grande visibilidade, fácil acesso e alto tráfego, em shoppings, aeroportos, faculdades e universidades, postos de conveniência, e outros locais de varejo.
Recrutamento de Pessoal
A BFFC entende que quanto melhor recrutada a equipe da franquia, maiores suas chances de sucesso. O franqueado é responsável pelo recrutamento dos funcionários que trabalharão em sua franquia assim como pela inscrição dos mesmos, depois de devidamente registrados, no treinamento da franqueadora.
Programa de Treinamento
A BFFC entende que quanto mais preparadas as equipes de atendimento da franquia, maiores suas chances de sucesso. Por este motivo, a BFFC oferece um programa de treinamento que inclui o pedido de matérias-primas, o manuseio seguro de alimentos, preparação e procedimentos de armazenamento, higienização e monitoramento do ponto de venda para evitar infestações de pragas, padrão de serviço, procedimentos a serem seguidos pelos franqueados, tais como a manutenção de livros contabilísticos e registos precisos e completos, os métodos para contratar e reter bons funcionários, bem como atividades de marketing local e orientação sobre como obter clientes.
O objetivo do programa de treinamento é permitir maior conforto ao novo franqueado para operar o negócio e garantir a qualidade dos produtos entregues e do atendimento com simpatia, atenção e velocidade.
O programa dura 90 dias para gerente operador, 60 dias para assistente gerencial, 60 dias para franqueado e 35 dias para monitores e atendentes, e é realizado próximo da localização da franquia ou da sede da BFFC, em centros de treinamento (CTs) homologados pela BFFC. O treinamento presencial do franqueado e de sua equipe é pago pelo franqueado e a aprovação é obrigatória para a autorização de inauguração do ponto de venda.
Adicionalmente, são realizadas regularmente atualizações de treinamento (virtual e presencial) pela Universidade Corporativa da BFFC.
Informatização do Restaurante
O registro das vendas, assim como o comando de produção e controle administrativo, financeiro, de estoque e de pessoal é de responsabilidade do franqueado e deve ser realizado através de equipamentos e softwares indicados e aprovados pela franqueadora.
Inauguração do Restaurante
A BFFC entende que quanto melhor planejada a inauguração da franquia, maiores suas chances de sucesso. Por este motivo, a BFFC prepara um plano de marketing para a inauguração da franquia e para os três meses seguintes de operação e acompanha a inauguração por 7 dias através de um profissional especializado da franqueadora, que autoriza a inauguração e analisa os ajustes necessários.
O franqueado é responsável pelo investimento na divulgação da inauguração do restaurante (grandopening) na localidade.
Marketing e Publicidade
A BFFC tem o objetivo de aumentar a fidelidade entre o seu mercado-alvo, formado por jovens consumidores de 13 a 25 anos, e atrair os consumidores não familiarizados com seus produtos e restaurantes. Por este motivo, a BFFC, por meio de agências de publicidade, desenvolve programas de marketing e publicidade para todas as redes de restaurantes sob sua gestão, além de manter todos os restaurantes informados e abastecidos com matérias de marketing para pontos de venda.
Todas as despesas com marketing e publicidade de cada marca são pagas por um fundo específico para cada marca. O franqueado é responsável por uma contribuição mensal, percentual sobre a venda bruta de sua unidade franqueada, para esse fundo e anualmente a franqueadora apresenta uma prestação de contas auditada por firma de auditoria externa dos seus recursos e dispêndios.
Além da contribuição mensal de 4% da venda bruta da franquia para o fundo de marketing da marca franqueada, a BFFC reforça a importância do investimento direto do franqueado em propaganda local de seu restaurante e fornece, conforme demanda, materiais profissionais personalizados, como: cartazes, folhetos, banners, mala direta postais, entre outros.
Envolvimento no Negócio
A BFFC entende que quanto mais envolvido estiver o franqueado no negócio da franquia, maiores suas chances de sucesso. Por este motivo, a BFFC reforça a importância da presença constante e permanente do franqueado a frente da operação, gerindo questões administrativo-financeiras, motivando e coordenando a equipe da loja, e atendendo as reclamações de clientes, caso ocorram.
Adicionalmente, a BFFC reforça a importância do investimento direto do franqueado em propaganda local de seu restaurante, além da contribuição mensal para o fundo de marketing da marca franqueada, e fornece, conforme demanda, materiais profissionais personalizados; como: cartazes, folhetos, banners, mala direta postais, entre outros.
A BFFC também reforça a importância da participação dos franqueados nos eventos promovidos pela franqueadora, tais como reuniões de grupos de trabalho, treinamentos, cursos, encontros e convenções.
Assistência Continuada
A franqueadora presta assistência contínua aos seus franqueados através de uma equipe especializada, que visita regularmente os pontos de venda e é capaz de dirimir eventuais dúvidas e orientar sobe as ações necessárias para a melhoria constante do negócio e sua expansão.
A equipe especializada da franqueadora está disponível para atender ao franqueado a qualquer momento através de telefone e e-mail.