Visão geral
- Sistema de Franquia
- Sistema de Franquias BFFC
- Desenvolvimento do Projeto do Restaurante
- Marketing e Publicidade
- Envolvimento no Negócio
- Assistência Continuada
Sistema de Franquia
O sistema de franquia é aquele em que o detentor de uma marca (franqueador), mediante regras e diretrizes, autoriza terceiros (franqueados) a distribuir produtos ou serviços relacionados à marca.
No Brasil, o sistema de franquia, com 2.703 redes (2013), movimenta anualmente R$115,6 bilhões (2013) através de mais de 114 mil unidades franqueadas (2013).
Vantagens
- Conceito de negócio bem sucedido;
- Marca estabelecida e reconhecida;
- Formação inicial e contínua disponibilizada pelo franqueador;
- Apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção da localidade, de acordo com critérios de área, tráfego e acessibilidades;
- Produtos diferenciados e preços competitivos devido à escala;
- Maior eficiência dos investimentos em marketing;
- Monitoramento do desempenho por equipe especializada;
- Possibilidade de trocar experiências com outros franqueados da rede.
Lei do Franchising
Associação Brasileira de Franchising
Criada em julho de 1987, a Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, atualmente com mil associados divididos entre franqueadores, franqueados e colaboradores, que busca a divulgação, defesa e promoção do desenvolvimento técnico e institucional do sistema de franquias.
Sistema de Franquias BFFC
A BFFC desenvolve, opera, concede franquia e licencia um sistema de restaurantes de fast food tradicionais e não tradicionais. Unidades tradicionais incluem grandes restaurantes de rua e drive-thru e pequenos restaurantes em shopping centers, aeroportos, postos de gasolina, estádios e faculdades. Unidades não tradicionais incluem lojas de atendimento rápido e quiosques que têm um cardápio mais limitado e operam dentro de lojas de conveniência e onde uma unidade tradicional não seria nem prático nem eficiente.
Cada uma das marcas do sistema BFFC de franquia, tem um Conselho de Franqueados, onde representantes eleitos dos franqueados se reúnem trimestralmente com nossos executivos para discutir os desenvolvimentos atuais e futuros das respectivas marcas, e, através de diversos grupos de trabalho, estudar melhorias em equipamentos, utensílios, produtos, abastecimento, sistema de automação, operações e de gestão.
A BFFC considera extremamente valiosa a comunicação contínua com seus franqueados e representantes e por isso, investe uma quantidade considerável de tempo e recursos para atingir este objetivo, através de extranet, encontros regionais com os franqueados, representantes e organizações de franqueados, bem como uma convenção bi-anual (no caso da marca do Bob’s) e anual (no caso das marcas Yoggi e Doggis).
Taxa de Franquia
Valor pago pelo franqueado ao franqueador para aderir ao sistema de franquia.
Taxa Mensal de Franquia (Royalties)
Valor pago pelo franqueado ao franqueador pela utilização do sistema de franquia.
Taxa Mensal de Publicidade
Contribuição periódica de todas as unidades da rede de franquias para um fundo comum de despesas de publicidade.
Perfil do Candidato a Franqueado
- Idade maior que 25 anos;
- Educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio);
- Experiência profissional em gestão ou supervisão de atividades ou negócios;
- Capacidade financeira para instalar e operar a franquia (investimento e capital de giro);
- Residência próxima ao local da franquia;
- Conhecimento do mercado na área onde deseja a franquia;
- Qualificação de crédito e fiador;
- Aprovação no treinamento da franqueadora;
- Disponibilidade para se envolver diretamente na operação da franquia;
- Pró-atividade, organização, disciplina, respeito às regras e padrões da franqueadora, equilíbrio emocional e resiliência (horários extensivos, 365 dias por ano, equipes entre 20-60 funcionários).